Ensino Profissional
Ensino Secundário
Ensino Básico
Ensino Pré-Escolar

Ensino do Mandarim no 10.º Ano

Publicado por mjcalix em 26 Junho, 2015 - 12:34

Projeto-Piloto do MEC no Agrupamento de Escolas Soares Basto

Consulte o Aviso aos alunos e encarregados de educação em Ler mais

Avaliação 3º Período

Publicado por mjp em 10 Junho, 2015 - 07:13

As avaliações do 3º Período estão a ser disponibilizadas aqui.

À medida que o processo for decorrendo serão adicionadas as turmas que faltam.

Mostra Concelhia de Bibliotecas Escolares - BMFC - Convite

Publicado por paulojmg em 8 Junho, 2015 - 15:00

Os alunos do 8ºF vão estar no espetáculo de abertura da Mostra Concelhia de Bibliotecas Escolares, no dia 9 de junho, pelas 21h a representar o nosso Agrupamento.
Apareça!

Aluno do Agrupamento vai representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas

Publicado por mjp em 8 Junho, 2015 - 09:47

Leandro Silva, aluno do 12º A do Agrupamento de Escolas Soares Basto, deslocou-se hoje, dia 6 de Junho, a Lisboa, para receber o prémio pelo seu excelente 7º lugar nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia – categoria sénior, ganhando o direito a representar Portugal nas IX Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia a decorrer entre 7 e 12 de Setembro em El Salvador, na América Central.

Aluno do Agrupamento vai representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas

Concurso de Fotografia

Publicado por paulojmg em 1 Junho, 2015 - 15:29

Science sans conscience n’est que ruine de l’âme

Publicado por paulojmg em 1 Junho, 2015 - 13:31

No dia 29 de maio de 2015, realizou-se o encontro “Science sans conscience n’est que ruine de l’âme”, em língua francesa, que envolveu os alunos da turma 9ºG, – Secção Europeia de Língua Francesa -, e uma turma do 9º ano do Liceu Francês do Porto.
Após uma visita à nossa escola e um almoço convívio, os alunos refletiram sobre o mundo atual, à luz dos ensinamentos da História e da Ciência, partilhando apresentações de trabalhos na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Para assinalarem o Centenário da Primeira Guerra Mundial, associando-se às comemorações internacionais a decorrer entre 2014 e 2018, os alunos da nossa escola levaram a cabo a encenação “Paroles de Poilus”, que integrou a leitura de trechos de cartas de Poilus, soldados franceses da Grande Guerra; os alunos visitantes partilharam as vivências de uma viagem de estudo realizada a locais de memória da Primeira e Segunda Guerras mundiais, no norte de França, e procederam à leitura de uma carta por eles elaborada, acusando a inutilidade das guerras e a fragilidade da paz. Os alunos da Secção apresentaram ainda uma retrospetiva do trabalho realizado ao longo dos 3 anos da Secção Europeia bem como dramatizações sobre a importância do bom uso dos conhecimentos, no domínio da alimentação e do desporto para uma vida saudável.
Alunos e professoras da Secção Europeia de Língua Francesa agradecem as todos quanto permitiram a concretização desta iniciativa, enriquecedora para todos.

Spelling Bee Grand Finale

Publicado por paulojmg em 23 Maio, 2015 - 12:32

A final nacional do concurso ʺSpelling Bee”, dinamizado pela Embaixada dos EUA, realizou-se no passado Sábado, dia 9 de maio, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico em Lisboa, reunindo todos os finalistas e vencedores das provas regionais.
O aluno Diogo Mateus do 10º B, acompanhado pela sua professora de Inglês, Sofia Mooney, representou, não só o Agrupamento, mas também o nosso Concelho.
Apesar de não ter vencido o concurso, o Diogo está de parabéns, pois tal como foi dito pelo dinamizador da prova no seu início a todos os concorrentes: “You are all winners already!” (Vocês já são todos vencedores!).

Competições Nacionais de Ciências 2015

Publicado por paulojmg em 23 Maio, 2015 - 12:27

Nos dias 13 e 14 de maio realizaram-se, na Universidade de Aveiro, as Competições Nacionais de Ciências 2015.
A nossa escola participou no EQUAmat, dia 13, e MAT12, dia 14, destinados, respetivamente, ao 3º ciclo e Ensino Secundário, num total de 42 alunos, acompanhados pelos professores Álvaro Rosinha, Lúcia Reis, Teresa Oliveira e Zelinda Ramalho.
Os alunos empenharam-se, tendo-se destacado a equipa constituída pelos alunos Renato Oliveira do 10ºB e Diogo Marques do 10ºA que alcançaram o nível 20, tendo obtido o 14º lugar num total de 293 equipas.
Estas competições são iniciativas que proporcionam um aprender de natureza lúdica, visando a formação dos alunos e estimulando-os para um maior sucesso na MATEMÁTICA.

XIII Encontro de alunos da disciplina de E.M.R.C

Publicado por paulojmg em 21 Maio, 2015 - 10:25

Decorreu no passado dia 15 de maio o XIII Encontro de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica. O Agrupamento de Escolas Soares Basto fez-se representar pelas turmas do 8º ano acompanhados pelos professores Emília Nunes, José Pinho, Margarida Pinho e Mário Rui. Com o tema «EMRC – Encontra um (p) Porto de Alegria!», os alunos tiveram oportunidade de conviver e realizar várias atividades lúdicas no parque da Pasteleira, no Porto.
Uma vez assinalado o nosso local no parque com a bandeira do Agrupamento, os alunos puderam participar neste evento e desfrutar dos muitos motivos de interesse que foram proporcionados nomeadamente, atividades recreativas e desportivas, dança, música, etc. O encontro culminou com o habitual espetáculo musical com o grupo “No Stress” . Pelo recinto, não faltavam elementos da P.S.P. e os agentes de primeiros socorros, que garantiam a segurança e apoio médico.
Parabéns aos alunos pela forma como souberam divertir-se, interagir com os adultos e representar de forma divertida a sua opção por E.M.R.C.. Consideramos que esta atividade cumpriu os seus objetivos, na medida em que contribuiu para incutir nos alunos o sentido de responsabilidade e de pertença a um grupo, promover uma postura mais ecológica, nomeadamente na conservação e preservação de espaços públicos e de bens naturais comuns.

A Dança nos “Sons da Primavera”

Publicado por mjp em 21 Maio, 2015 - 09:14

Os “sons da Primavera” do dia 11 de maio revestiram-se de um fantástico movimento, juntando à música uma coreografia da autoria das nossas bailarinas residentes.

Um excelente momento de dança, cheio de energia, que contagiou quantos se juntaram no átrio de entrada para apreciar as talentosas dançarinas do 9º ano.

Matrículas e Renovação de matrículas 2015/2016

Publicado por mjcalix em 19 Maio, 2015 - 19:16

Avisam-se os alunos e encarregados de educação que estão disponíveis os documentos para a renovação de matrícula dos alunos que frequentam o ensino básico e o ensino secundário no agrupamento.
Todos os documentos necessários a este processo serão disponibilizados aos diretores de turma que os farão chegar aos alunos ou aos encarregados de educação, para que o processo esteja concluído atempadamente. Encontram-se também disponíveis nos serviços administrativos.
Para conhecimento prévio, publicita-se em ler mais, os avisos dirigidos aos diretores de turma e encarregados de educação, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, assim como, as prioridades na matrícula ou renovação de matrícula em cada um dos níveis de Ensino.
Divulga-se, também, o Despacho Normativo n.º 7-B/2015, de 7 de maio.

DIETA MEDITERRÂNICA

Publicado por paulojmg em 19 Maio, 2015 - 16:16

Lembrando que maio, é o "Mês do Coração" e que a alimentação saudável e o exercício físico são fundamentais para a saúde do nosso coração, o Par a Par, em parceria com o projeto "Funny Chefs na cozinha", irá realizar um piquenique mediterrânico na escola, dirigido às turmas de 5º e 6º ano.
Com esta atividade pretende-se iniciar um diagnóstico dos comportamentos alimentares dos alunos ao qual se dará continuidade no próximo ano, com novas e divertidas atividades.

Visita de Estudo Chaves – Vidago - Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar

Publicado por paulojmg em 18 Maio, 2015 - 14:13

No dia 6 de maio, os alunos do 11º e 12º anos, do Curso Profissional de Técnico de Turismo, acompanhados pelas professoras Eva Figueiredo, Fátima Viduedo, Maria Antónia Pinho e Maria do Céu Ferreira, realizaram uma visita de estudo à região de Trás-os-Montes, concelho de Chaves e Vila Pouca de Aguiar.